revista_site2Criada no ano de 2006, pela jornalista e historiadora Marta Tajra, a Editora Zahle foi idealizada, a princípio, para publicar uma revista voltada para o mercado imobiliário piauiense, na época em plena ascensão. A revista, com circulação semestral, circulou inicialmente com o nome de MERCADO DO IMÓVEL, e foi pioneira neste segmento em Teresina.

Em 2011, com a demanda crescente do mercado e a evolução de diversos segmentos, ela foi ajustada e ampliada em seu foco de atuação, incorporando o segmento de negócios. Passou a se chamar IMÓVEIS&NEGÓCIOS. Esta primeira edição foi lançada durante um importante evento promovido pelo Governo do Piauí, na FIESPI (SP), chamado Investe Piauí, com a presença de 300 empresários paulistas e muitas autoridades e jornalistas.

A revista é, portanto, o primeiro produto da editora sendo ainda hoje uma excelente e inovadora mídia impressa que aborda questões de construção civil, urbanismo, arquitetura, decoração, negócios e economia, tecnologia e turismo. Em 2013, a Editora Zahle se lança a um novo desafio dando outro passo com a edição e publicação de livros.

Marta Tajra - Diretora

   Marta Tajra – Diretora

SOBRE A FUNDADORA

Marta Teresa Tajra é bacharel em História pela Universidade Federal do Paraná, foi pesquisadora da Fundação CEPRO, sendo coordenadora do Núcleo de História Oral daquela Fundação. Jornalista profissional- DRT 130, criou e foi a primeira Editora de Cultura do Jornal da Manhã e ainda é assídua colaboradora da imprensa teresinense com artigos e blogs assinados. Em 2017 foi aclamada Presidente da Associação Sirio-Libanesa do Piauí, onde pretende fazer um resgate histórico dessa comunidade e estreitar laços entre os descendentes.

FILOSOFIA

A Editora Zahle escolheu Astarte ou Ashtart, deusa da mitologia fenícia da trindade tiro-sidoniana, para representar aqui a sabedoria dos povos milenares. Na religião fenícia, a trindade tiro-sidoniana era formada por Baal – em hebraico e em fenício= mestre, o possuidor; Melkart, que significa rei da cidade de Tiro, cidade ao sul do Líbano e pela deusa Astarte.

AstarteLogo

Astarte ou Açtart, Ishtar, do aramaico, fenício, significa estrela. A deusa era representada com uma estrela sobre a cabeça, simbolizando a rainha. Seu templo era em Sidon. Na Bíblia, ela é mencionada com o nome de Aschraha. Chamada de Kubaba-Cibeles na Síria do Norte, seu culto não carecia de esculturas religiosas. Sua sede era uma simples pedra no centro do lugar sagrado ou um pilone – pórtico monumental situado à entrada dos templos. Da mesma maneira, nós da Editora Zahle, acreditamos que o conhecimento é a pedra fundamental ou o pilar da sabedoria entre os povos. É a chave que destrava a humanidade para novas realidades, expandindo a mente através de outras fronteiras. Assim como os fenícios, navegantes que desbravaram mares nunca dantes navegados, a Editora Zahle também quer desbravar novos horizontes através do conhecimento, e para isso, faremos de tudo para defender o que há de mais sagrado na história da humanidade:  a liberdade de se expressar como quiser, de escrever, de palestrar, de contrariar…de sonhar grandes sonhos.  É nisso que acreditamos. É para isso que existimos.

Zahle - Líbano

Zahle – Líbano

NOSSAS ORIGENS

O nome da editora foi inspirado na cidade libanesa que guarda as origens árabes de sua fundadora. Zahle, a quinta maior cidade do Líbano, é hoje a capital do distrito de Vale do Bekaa, a 55 km de Beirute. Sua avenida principal tem o nome de Brasil, local bastante comercial e sede administrativa e judiciária da região. Inaugurada em 1925, a avenida recebeu este nome para homenagear o país que recebeu de braços abertos os emigrantes libaneses.

A família Sady, de sua avó paterna Isabel Sady Tajra, chegou ao Brasil, primeiramente em Fortaleza, no começo do século XX, ao mesmo tempo em que milhares de sírios e libaneses saiam de suas pátrias por causa da dominação dos turcos (império otomano). Depois, a família se transferiu para Teresina, trabalhando no comércio e seguindo a mesma trajetória de outros patrícios, Brasil afora.