Continuando a nossa jornada de divulgação e lançamentos da editora pelo Brasil afora, aterrissamos no final do mês de novembro em Recife, a linda capital de Pernambuco, para assistir, junto com a colônia árabe daquela cidade, a festa pelo Dia da Independência do Líbano, comemorado no dia 20, no Restaurante O Libanês, no bairro de Boa Viagem. Aproveitando o evento, divulgamos o Guia Turístico e Cultural do Líbano, publicado e lançado pela Editora Zahle no ano passado em Teresina e este ano em São Luis do Maranhão.
recife festa 7recife 1recife festa 6recife 3recife 4recife festa 5recife festa 8recife festa mulherreciferecife festa

Entre alguns amigos que fizemos quero destacar a figura simpática e atenciosa de André Elias Dib, que é filho de libaneses. André é crítico de cinema da Associação Brasileira de Críticos de Cinema- Abraccine, e jornalista do Núcleo de Base Comunicação, além de colaborador da Revista Continente. Tornou-se, pela sua atenção, um amigo especial da nossa editora. (foto abaixo). Além de André, agradecemos a todos que colaboraram com a minha estadia naquela bela cidade histórica.
recife andre

De Recife, fomos direto ao Rio de Janeiro, a convite do Consulado do Líbano, onde assistimos também a mesma festa pelo Dia da Independência do Líbano, comemorado no dia 23 com grande participação da colônia local. Na ocasião, houve uma exposição de fotos e documentos sobre a imigração libanesa para o Brasil e, como não poderia deixar de ter, um farto e gostoso coquetel à moda árabe.
rio festa consul e martario festa crio festa mufarrejrio festa povorio festaRIO EXPO 2RIO EXPOrio festa 2

Destaque para a figura do Cônsul Geral, Dr.Ziad Itani, (primeira foto acima), um grande incentivador da cultura libanesa no Brasil. No próprio consulado, ele inaugurou um espaço cultural onde são ministradas aulas da língua árabe em três turnos, com mais de 150 alunos matriculados. Além disso, faz conferências, apoia lançamentos de livros de autores libaneses, e acaba de abrir uma livraria (também dentro do próprio consulado) onde expõe e comercializa esses livros.
Recentemente, publicou o Guia da Nacionalidade Libanesa para os Descendentes, cujo objetivo é o de salvaguardar, informar, esclarecer e indicar o caminho para os descendentes (nascidos no Brasil) com direito à nacionalidade libanesa, com registro de nascimento e inscrição no Registro Civil do Líbano.
CONSULADO RIOCONSULADO 2

Em audiência, no dia seguinte à festa, fui oficialmente recebida pelo Dr. Ziad e seu chefe de gabinete, Marcos Maurice, para apresentar a Editora Zahle, ocasião em que os presenteei com dois livros da nossa editora com focos voltados para o Oriente Médio, entre os quais, o Guia Turístico e Cultural do Líbano. Fico grata aqui pela boa acolhida e receptividade neste consulado.
rio consul marta

No dia 25, assistimos ao I Seminário Internacional na Universidade Cândido Mendes, no centro do Rio de Janeiro, onde o foco foi As Mudanças do Novo Oriente Médio: a experiência do Líbano e sua imigração na coexistência das minorias. Este seminário foi realizado pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL), com o apoio do Consulado do Líbano e outras entidades.
Com três conferências e duas mesas-redondas, os temas abordados giraram em torno das mudanças no novo Oriente Médio sob a ótica do Líbano, de sua imigração e de sua experiência na coexistência das minorias, dando ênfase a uma ampla análise das diásporas, dos refugiados, do papel da fórmula libanesa de coexistência na negociação dos conflitos, além de suas relações internacionais e da geopolítica da região. Destaque para duas figuras especiais, a do presidente do ICBL, Dr. Nelson Mufarrej e da sua vice-presidente e Diretora Cultural, Sra. Kátia Chalita, que nos deram especial atenção.
rio semirio seminariorio seminario 1rio seminrio sem

Como o seminário aconteceu no centro antigo do Rio de Janeiro, aproveitei o final da tarde, apesar de chuvosa, para dar um passeio pelos arredores, ‘turistando’ pelas Igrejas, monumentos e chafarizes que fazem daquela região do Rio um lugar pra lá de especial.
RIO ANTIGO 1rio antigo 4rio antigo 5rio antigo 6RIO ANTIGO

Também fiz um passeio pela orla marítima de Copacabana, aproveitando a noite na companhia super agradável de meu primo Elias Neto, que reside há muitos anos no Rio, e, que me deu o privilégio de lhe acompanhar. Na primeira foto, ao fundo, as futuras instalações do Museu da Imagem e do Som, com sua arquitetura moderna e ousada em meios a tantos prédios de décadas passadas (Clique na foto para aumentar). Na segunda, no Restaurante Istambul, onde provamos e aprovamos a cozinha árabe do Rio.
rio copaRIO ELIAS E MATHA

Ainda no Rio, encontrei um amigo muito dileto e especial, Claudio Prado de Mello, arqueólogo, historiador, pesquisador, escritor, criador e fundador do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro, IPHARJ, entidade que realiza tanto projetos científicos como empresariais de Arqueologia Aplicada, e que mesmo com sua agenda fechada entre viagens e reuniões, encontrou um tempo para ‘voar’ até o Galeão e se despedir de mim. Grata Claudio, você sempre me surpreende.
RIO CLAUDIO E MARTA

Bom lembrar aqui que Claudio promoveu no ultimo dia 7 de dezembro, um evento fantástico homenageando a passagem de aniversário dos 190 anos do Imperador Pedro II na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a presença dos descendentes da família real e muitas autoridades. Foi ele, Claudio, um dos pioneiros dessa nova safra de historiadores, quem, em 1996, escreveu sobre a viagem de Pedro II ao Oriente, especificamente ao Egito (foto abaixo).
EGITO E PEDRO 2

Esta justa homenagem ao imperador, de suma importancia nesses tempos atuais para relembrar aos brasileiros o grande homem e o grande político que foi Pedro II, será o tema do próximo blog. Clique no link para saber mais sobre este assunto:
https://www.facebook.com/claudioprado.demello.3/timeline/story?ut=43&wstart=0&wend=1451635199&hash=-5509323290236321219&pagefilter=3

Por fim, pousamos em Fortaleza, para fechar agenda com o Restaurante Zahle para o próximo lançamento do nosso Guia Turístico e Cultural do Líbano, já agendado para o dia 1º de março do próximo ano. Na foto, estou com o proprietário, Ricardo Campelo Moreira, que me ofereceu um gostoso almoço tipicamente libanês, já comemorando o lançamento. Shukram rabib!
RESTAURANTE ZAHLE

Fazendo um balanço de nossas viagens de lançamentos e divulgação da editora este ano – São Paulo e Belo Horizonte (em abril), São Luis do Maranhão (em setembro), São Paulo (respectivamente em setembro e em outubro), Rio de Janeiro e Fortaleza (em novembro), constatamos que, apesar da crise no Brasil, soubemos driblar e até aproveitar o momento ruim por que passa o país, mantendo o foco nas oportunidades que iam surgindo no decorrer do nosso caminho e constatando, com lucidez, que, com crise ou sem crise, não podemos parar. Muito menos deixar que os governos, com seus malabarismos políticos ou econômicos que denominam de ‘crise’, controlem nossos negócios ou nossas empresas, sejam elas pequenas ou grandes.
É como diz o ditado: se as oportunidades não aparecerem, tratemos de criá-las. Foi o que fizemos.

Que venha, então, 2016, com muito mais força e vigor!

23 Comentários

  1. Xica Rocha disse:

    PARABÉNS! VC ESTÁ MUITO CHIC

  2. Socorro Melo disse:

    Tenho certeza que seu sucesso se deve ao seu potencial intelectual e à dedicação com que faz o seu trabalho. Um abração

  3. Socorro Viana disse:

    PARABÉNS

  4. Débora Martins Alves disse:

    Parabéns, minha querida! Vc merece!

  5. Lydia Lina Campos disse:

    Parabéns. Sucesso de uma editora nestes tempos é um feito e tanto.

  6. Regina Tajra Torres disse:

    Parabéns e muito sucesso!

  7. Regina Moura Ramos disse:

    Parabéns!!!

  8. Vera Ferraz disse:

    Parabéns! Vc merece esse sucesso!

  9. Patrícia Portella Nunes Martins disse:

    Parabéns, Marta! Esse é o espírito.

  10. Consuelo Caldas disse:

    Sucessos mil!

  11. Maria Alice Jorge Maluf disse:

    Parabéns! Beijos!!!

  12. Norah Kluis Paiva disse:

    Marta, Você está linda!

  13. Suzana Villaça disse:

    Que o sucesso siga em 2016,levando sua alegria Fraterno abraço Suzana

  14. anchieta mendes disse:

    abraço especial. você fez a festa – paz e bem – anchieta

  15. Lílian Kalil disse:

    estou vibrando de tanta alegria por vc e Editora Zahle! Que evento fantástico, Parabéns!!! Pena que aqui em BH ainda não conseguimos reunir a colônia libanesa para conhecer o seu trabalho… Aqui tudo acontece devagar… E a cultura libanesa é tão arrojada e linda!!! Mas ainda chegaremos lá, não é? Estou as ordens quando precisar, bjs!

  16. Liette Tinoco Tajra disse:

    Martinha, legal!

  17. Jorge A. Riso disse:

    Parabéns pelo trabalho, você é merecedora de todo sucesso.
    Que 2016 seja muito melhor!
    Beijo no coração!

  18. Maria Helena Baião disse:

    É isso aí menina parabens vc é demais.
    Bjão
    maria helena

  19. Niede Guidon disse:

    Otimo Marta! Voce é realmente fantástica!

    • Editora Zahle disse:

      Nossa Niede! Um elogio desse vindo de você, é melhor que ganhar qualquer premio ou medalha. Grata professora. Você é uma grande inspiração para muitas mulheres!
      abs

  20. Marc Jacob disse:

    Li com muita satisfação seu artigo. Parabéns pelo seu ano de 2015! Cordialmente, Marc Th. Jacob

  21. Nuhad Aparecida Skaf disse:

    Parabens a todos
    Um grande abraco

  22. Arlete Paes Landim disse:

    Legal Marta!

Deixe o seu comentário!