A Associação Cultural Brasil-Líbano comemorou em 29 de setembro, os “135 anos da presença libanesa no Brasil” no teatro do SESI-FIESP com a apresentação inédita da leitura dramática “As boas vindas do Imperador”, texto e direção de Samir Yazbek.
132 teatro 2135 teatro

Na trama, um repórter investigativo de ascendência libanesa, narra a visita do Imperador D.Pedro II ao Líbano, do qual originou a primeira grande onda imigratória de libaneses ao Brasil. A narrativa abordou temas como a xenofobia e o racismo, ainda atuais.
135 thetaro

O texto foi lido pelos atores da Cia Teatral “Arnesto nos Convidou”: Helio Cicero, Gabriela Flores, Eduardo Mossri, Henrique Zanoni e a participação de Michel Nader.

Na cerimônia, foram comemorados também os 70 anos das Relações Diplomáticas Brasil-Líbano.
135 abuddGeorges Abboud, diretor na Associação Cultural Brasil-Líbano entregando um mimo ao Sr.Elias Miguel Haddad-Vice-Presidente da FIESP.

Na ocasião, foi lançado pelos Correios, o carimbo comemorativo alusivo à data, tendo sido obliterado pelas autoridades presentes.
135 coreeios e principe135 correios e principeRepresentante dos Correios com o Príncipe D.Bertrand de Orleans e Bragança-obliterando o carimbo

Estavam presentes ao evento, além do Príncipe D.Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de D.Pedro II; o Príncipe Gabriel de Orleans e Bragança, acompanhados de uma comitiva de 10 pessoas, que contou também com a presença de autoridades políticas, eclesiásticas e personalidades de expressão do meio cultural e artístico.
135 2135 4

Uma apresentação da dança folclórica libanesa liderada pelo Professor Nasser finalizou a festa.
135 dança 2135 dança

Veja mais fotos do evento em São Paulo:
135 7Lody Brais, Kabalan Frangieh, Elias Miguel Haddad, Vice-Presidente da FIESP e Fernando Jafet-Diretor da FIESP
135 HaddadSra. Norma Haddad, Lody Brais e o Príncipe Gabriel de Orleans e Bragança135 6Lody Brais com Nabil Bonduki-Secretário Municipal da Cultura de São Paulo.
135 haddad2Lody Brais entregando um mimo à Sra. Norma Haddad, mãe do Prefeito Fernando Haddad
135 plateia135 plateia2

1 Comentário

  1. Safira Bengell disse:

    Peça e eventos maravilhosos. A cultura libanesa deve ser difundida e preservada. Viva o Líbano!

Deixe o seu comentário!