texto:Marta Tajra
fotos: divulgação

Na noite de 03 de novembro passado foram comemorados os 10 anos da Associação Cultural Brasil-Líbano com o evento “Brasil e Líbano unidos pela harmonia”.

O evento, marcado para iniciar às 20:30 horas, no Clube Hasbaya, já estava lotado meia hora antes. Quem chegou depois disso, precisou ficar em pé. Esta é a marca da ACBL, desde que foi fundada há dez anos por Lody Bras – libanesa de nascimento e brasileira de coração – onde todos os eventos promovidos no decorrer desses anos, tem exercido um papel fundamental no intercambio cultural entre os dois países: Brasil e Líbano. Eu mesma participei por dois anos seguidos, e posso atestar a qualidade e o retorno desses eventos para as duas comunidades.

Podemos citar, para nível de registro histórico aqui, vários deles, como as exposições realizadas em 2009, quando foi saudada “Beirute, a Capital Mundial do Livro”; e em 2010, quando se comemorou os “+130 Anos da Imigração Libanesa no Brasil”. Em 2011, “135 Anos da Visita de D.Pedro II ao Líbano”. Estive presente nestes dois últimos e pude constatar a grandeza deles.

Em 2012 promoveu-se a “Semana de Turismo do Líbano”; em 2013, “130 Anos de Gibran Khalil Gibran”, uma exposição inédita na América Latina, que apresentou 52 pinturas originais e objetos pessoais provenientes do Museu Gibran-Líbano. Em 2014, a ACBL homenageou os 460 anos da cidade de São Paulo com a apresentação de um desfile das “Vestes Históricas Libanesas”, provenientes do acervo do Grupo Teatral Caracalla-Líbano. E em 2015 comemorou-se os “+135 Anos da Imigração Libanesa no Brasil”.

Este ano de 2016, para as comemorações de seus 10 anos, duas atrações internacionais abrilhantaram o evento e conquistaram o público: os cantores Julianne Daud e Gilbert. Julliane Daud, atriz e cantora lírica, interpretou Carmen de Bizet, Fantasma da Ópera e Caruso.E para representar o Líbano, cantou em árabe “Li Beirut”, música da notável cantora libanesa Fayrouz, levando grande parte do público às lágrimas. Encerrou com “Aquarela do Brasil”, fazendo o público vibrar e dançar com a sua interpretação.
Julliane foi aplaudida de pé pela entusiasmada plateia.

Gilbert, grande intérprete da música francesa no Brasil, cantou músicas francesas românticas de Edith Piaf, Gilbert Bécaud e Charles Aznavour, além de três canções árabes, que levaram mais uma vez a plateia a dançar. Gilbert por sua vez, também foi aplaudido de pé e ficará fortemente presente na memória da plateia. A partir de então, a dança tomou conta da noite emendando com a apresentação do grupo folclórico de dança libanesa comandada pelo Prof. Nasser, contagiando todos os presentes.

O evento foi encerrado com um coquetel. A cobertura de mídia ficou a cargo da Rede Globo de Televisão bem como da TV Bandeirantes, parceiras da Associação Cultural Brasil-Líbano, além da TV Cultura.
Participaram personalidades eclesiásticas, diplomáticas, artísticas, além do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, neto de libaneses, acompanhado de sua esposa, Ana Estela Haddad e sua mãe, Sra. Norma Haddad.

Fernando Haddad fez uso da palavra, mencionando ser testemunha das importantes atividades da Associação Cultural Brasil-Líbano, já que participara de duas delas: os 130 anos de Khalil Gibran, quando foram expostos 52 quadros e objetos pessoais trazidos do Museu Gibran-Beirute para o Memorial da América Latina e o evento das “Vestes Históricas Libanesas”, desfile realizado no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, exibindo as ricas vestes do Grupo Teatral Caracalla-Líbano.

O Prefeito recebeu como mimo um quadro contendo selos emitidos pelo Líbano alusivos ao Brasil e os selos emitidos pelos Correios em datas comemorativas por solicitação da Associação Cultural Brasil-Líbano.
Fez uso também da palavra, o Sr. Raul Jafet, jornalista e representante da família Jafet, pioneira da imigração libanesa no Brasil, fazendo uma síntese dos 10 anos de atividades da Associação.

Para conferir o som e as imagens, acesse o site da Associação Cultural Brasil-Líbano: https://www.facebook.com/brasillibano/?fref=ts

Acesse também sobre a matéria o link da Band: http://noticias.band.uol.com.br/…/associacao-brasil-libano-…
E o da Rede Globo: https://globoplay.globo.com/v/5425300/

Abaixo, algumas imagens mostram o sucesso do evento:

10-anos-da-acbl
10-anos
10-anos-plateia
10-anos-vice
10-anos-dabke
10-lody-nouha-e-convidadas
10-anos-embaixador
10-ano
10-a
10-anos-consul-franca
10-anos-dez
10-anos-convidados
10-dez-anos
10-anos-duas-irmas

0 Comentários

Deixe o seu comentário!