A Editora Zahle esteve presente à Conferencia da “Diáspora Libanesa”como a editora oficial do evento, tendo editado e publicado o livreto da programação de abertura, distribuído entre os mais de mil participantes do evento.

A conferência latino-americana “Potencial da Diáspora Libanesa” foi realizada pela primeira vez em São Paulo para celebrar a cultura, a união e a tradição dos libaneses que vivem mundo a fora. Por dois dias, economia, parceria e o legado da diáspora foram debatidos e lembrados pela diáspora, nos dias 28 e 29 de novembro de 2016.

Os debates giraram em torno de oportunidades de investimento no Líbano e na América Latina, histórias de sucesso das famílias libanesas, contribuições da diáspora, o potencial turístico do país e como se conectar com as diversas gerações de descendentes.

A abertura da conferência, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação do presidente do Brasil, Michel Temer e do chanceler libanês, Gebran Bassil. Temer lembrou ser este um exemplo do carinho dos brasileiros com os libaneses, na medida em que pudemos chegar aonde chegamos. E destacou a importância de realizar uma aproximação muito grande entre os dois países, incluindo um aumento no fluxo comercial Brasil e Líbano.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anfitrião do evento e também descendente de libaneses, reforçou a importância da comunidade no estado e defendeu uma maior aproximação entre os dois países. Alckmin, afirmou que há um pleito de flexibilização do pedido de visto entre o Líbano e o Brasil, além das intenções de estabelecer uma linha aérea direta entre os dois países. Ele também apontou, como fez o Ministro das Relações Exteriores José Serra, que estão em curso, negociações para um acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e o Líbano: A presença do Líbano no Brasil não está apenas na política, mas também na saúde, comércio e cultura, pontuou.

O evento de abertura foi apresentado pelo cerimonialista Paulo Germano e por Luciana Gimenez, que destacou suas origens libanesas (família Murad) e a importância da tradição dentro de sua família.
No dia seguinte, o Clube Monte Líbano foi palco de diversas conferências sobre as relações comerciais, oportunidades de negócios, cultura e tradição libanesa, num evento que reuniu mais de 30 descendentes expoentes em suas áreas como o navegador Amyr Klink, o publicitário Roberto Duailibi, o ex-ministro Francisco Rezek, a jornalista Karen Maron, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, Sônia Racy, Chenin Zaher, entre muitos outros.

Klink contou a história de como saiu da África de caíque e aportou 100 dias depois na baía de todos os Santos, em Salvador. Karen Maron deu detalhes de sua experiência como correspondente de guerra. E Alberto Cheker, diretor do Cempler International Corp, no Uruguai, destacou a oportunidade de negócios na América Latina.

O relato dos três foram apenas exemplos da riqueza do debate da LDE, que ofereceu oportunidades de relacionamento e negócios para uma expressiva e representativa delegação de empresários libanesas do setor de construção civil e setor financeiro, que participaram do evento.
O legado dos libaneses foi lembrado ainda por uma exposição do artista plástico Eduardo Srur, que instalou diversas miniaturas de barcos entre as bandeiras do Brasil e do Líbano para simbolizar a chegada dos imigrantes e a troca cultural entre as novas gerações.

As conferências foram coroadas com um jantar de gala para mais de três mil pessoas no salão nobre do Monte Líbano, entre elas o cônsul do Líbano em São Paulo, Kabalan Frangieh; empresário de comunicação Johnny Saad; a jornalista Andréia Sadi; o ministro Gebran Bassil e muitos outros. O destaque da noite foi a apresentação dos hinos do Brasil e do Líbano interpretados pelo músico, neto de libaneses, Raimundo Fagner e pelo multi-instrumentista João Frederico Sciotti, mais conhecido por Derico. A celebração de gala teve a apresentação de Sabrina Salto, ela também uma descendente de libaneses.

Abertura da Conferencia “O POTENCIAL DA DIÁSPORA LIBANESA”, no Palácio dos Bandeirantesdiasporadiaspora-consul-kabalan
/>diaspora-abertura-publicodiaspora-nova-aberturadiaspora-nova-plateia

Discurso de abertura do Presidente Temer, do Ministro Gibran Bassil e do Governador Geraldo Alckmin
diaspora-nova-temerdiaspora-nova-ministrodiaspora-nova-alkimin

FOTO 1 ((abaixo):
Rede Bandeirantes (Johnny Saad, Presidente); Sindicato de Habitação- SECOVI (Flávio Augusto Aymes Amary- Presidente); Grupo Parlamentar de Amizade México-Líbano (Deputado Alfredo Bejos Nicolas, Presidente);Ministro dos Assuntos Estrangeiros, Exmo.Sr. Gebran Bassil; Associação Cedro do Líbanode Proteção à Infancia (Vera Jereissati Haddad, Presidente); Associação Beneficente de Senhoras- Hospital SírioLobanês (Anna Maria Tuma Zacharias, Presidente do Conselho); Mestre de Cerimônia, Srta.Sabrina Sato Rahal; Miss Líbano Rosalita Tawil; Mestre de Cerimônia, Sr. Paulo Germanos; Clube Atlético Monte Líbano (Luiz Henrique Maksoud, Presidente).

FOTO 2:
Leila Faour de Saab; Raimundo Fagner; Ricardo Elias Dajer Nahum
Mohamed Mazeh; Luis Felipe Borche Helal; Eduardo Zwein, Atef Maneeh; João Frederico Sciotti (Derico); Majed Khalil; Chaim Zaher;Adib Jatene (in memorian);Paulo Germanos;Deputado Pedro Tobias; Deputado Carlos Marun

FOTO 3:
INDEVCO (Neemat Frem, Presidente Diretor);Fundação Cristã da Diáspora Libanesa (Miled Khoury, Presidente);Turkish Airlines (Ozgur Boran, Gerente Geral);Blom Bank (Saad Azhary, Presidente-Diretor);;MC- Sabrina Sato Rahal;Miss Líbano- Rosalita Tawil;Ministro dos Assuntos Estrangeiros do Líbano, Exmo.Sr. Gebran Bassil;Câmara de Comércio Brasil-Lóbano (Alfredo Cotait, Presidente); MC- Paulo Germanos

FOTOS 4 e 5:
Marta Tajra (Editora Zahle, Diretora-Presidente);Paulo AKL (Editora Zahle, Relacionamento Cultural na Região Sul e Sudeste)

diaspora-johnny-saaddiaspora-sabrina-2diaspora-sabrinadiaspora-abertura-martadiaspora-abertura-paulo-e-martadiaspora-abertura-marta-1

SEGUNDO DIA: Conferências e Estandes dos patrocinadores, com destaque para Guilherme Afif Domingos, Presidente do SEBRAE, na foto 4.
diaspora-nova-palestrasdiaspora-palestras-banco-audi
diaspora-palestras-bancosdiaspora-palestras-afifdiaspora-palestras-2diaspora-palestrantediaspora-palestras-genydiaspora-palest-maxifourdiaspora-palestras3diaspora-palestras-pianistadiaspora-palestras-5-almoco

Jantar de Encerramento no Clube Monte Líbano de São Paulo.
Foto 1- Marta Tajra (Editora Zahle) e o Embaixador do Líbano no Brasil, Exmo. Sr. Joseph Saher
Foto 2: Paulo AKL (Editora Zahle); Marta Tajra (Ed. Zahle); Dolly Lahoud (Consulado Geral do Líbano SP) e Carlos T.Haddad (Federação das Entidades Árabes de São Paulo)
Foto 3: Carlos Haddad (FEARAB-SP); Marta Tajra (Ed. Zahle) e Carlos Moufarrej (comunidade libanesa de SP)
Foto 4: No prato de sobremesa, doces libaneses…e o desenho das bandeiras do Líbano e Brasil.

diaspora-jantar-embaixadordiaspora-jantar-dollydiaspora-jantar-mofarrejdiaspora-jantar-prato-doces

PS- A Editora Zahle, que representou a comunidade libanesa do Piauí e do Nordeste brasileiro, esteve presente como a editora oficial do evento, tendo editado e publicado o livreto da programação de abertura, distribuído entre os mais de mil participantes do evento.
diaspora-nova-livreto-capadiaspora-nova-divulgacao-livreto

Em termos gerais, foram estes os temas debatidos e analisados na Diáspora em São Paulo:

Conectando Gerações de Libaneses e suas Famílias
Quais as melhores medidas para as instituições da diáspora fortalecerem laços com o Líbano?

Como as instituições da diáspora refletem e auxiliam na criação de grandes grupos que possuam interesses em áreas políticas, sociais e econômicas no Líbano?

Como as histórias de sucesso da diáspora inspiram a juventude libanesa a desenvolver seu potencial?

Como as celebridades podem influenciar em campanhas de cidadania?

Contribuições da Diáspora na América Latina

Uma visão realista sobre as contribuições da Diáspora na América Latina?

Quais são os maiores benefícios? São para contemplar o desenvolvimento econômico?

O que refletem essas contribuições para destacar o Líbano e como podem auxiliar a divulgar a verdadeira imagem da civilização?

Qual o papel dos bancos (privado ou central) em expandir tais oportunidades para um maior grupo de talentos no Líbano e ao redor do mundo (América Latina e demais países)?

Compre do Líbano: Os mercados latino-americanos para os produtos libaneses

Quais são as melhores estratégias de marketing e imagem para aumentar as vendas dos produtos libaneses na América Latina?

7 Comentários

  1. Adel Fuad disse:

    Feliz com a repercussão do evento e com seu trabalho junto ao consulado.
    abs

  2. Paulo Saad disse:

    Puxa amiga, que belo evento. Parabéns pela sua participação.

  3. Elias Torres neto disse:

    Parabéns prima Marta…sucesso sempre!

  4. Eduardo Said disse:

    Uma satisfação saber que temos uma editora no Brasil voltada para esta finalidade, em nossa comunidade.
    Parabéns!

  5. Maria Lucia Parente disse:

    Super legal, continue assim. bjs

  6. Tannous Hanna Ajouz disse:

    Prezada Marta,

    Parabéns pela participação da Editora Zahle no evento “O Potencial da Diáspora Libanesa”, ocorrido em São Paulo, nos dias 28 e 29 de novembro último. Gostaria de receber relação de obras editadas pela Editora Zahle, bem como, orientação para adquirir livros ainda não esgotados.
    Muitíssimo obrigado.
    Tannous Hanna Ajouz

    Goiânia (GO)

  7. José Renato Ruy Ferreira disse:

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido pela editora, no contexto da divulgação da cultura libanesa e no aprofundamento das relações bilaterais com o Brasil.
    Mantenho-me à disposição e espero encontrá-la nos próximos eventos.
    Cordialmente,
    José Renato
    Ministério das Relações Exteriores

Deixe o seu comentário!